ESTADO DE MATO GROSSO
PREFEITURA MUNICIPAL DE PEIXOTO DE AZEVEDO – MT
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ASSESSORIA PEDAGÓGICA DO MUNICÍPIO DE PEIXOTO DE AZEVEDO
ESCOLA MUNICIPAL “SÃO PEDRO”
Peixoto de Azevedo – MT
Abril/2012.
APRESENTAÇÃO
Este projeto é um documento que configura a identidade desta Unidade escolar com medidas que definem os pressupostos, as finalidades educativas e as diretrizes gerais da proposta pedagógica da instituição.
Na verdade, o Projeto Político Pedagógico foi visto com ações plenamente identificáveis, para se atingir os objetivos preestabelecidos. É a projeção do desejo de criatividade, qualidade e integração das coisas, das pessoas com toda a experiência e prontas para uma grande realização.
Este documento é a concretização de um conceito que busca a realidade tendo como base o que temos. Ele contém os fundamentos e princípios que garantirá a Escola Municipal São Pedro, a identidade que pretendemos consolidar em nossa prática pedagógica.
Eis o grande desafio deste Projeto à educação de uma comunidade heterogênea que busca a escola como meio de ascensão social e cultural.
Na verdade, o Projeto Político Pedagógico foi visto com ações plenamente identificáveis, para se atingir os objetivos preestabelecidos. É a projeção do desejo de criatividade, qualidade e integração das coisas, das pessoas com toda a experiência e prontas para uma grande realização.
Este documento é a concretização de um conceito que busca a realidade tendo como base o que temos. Ele contém os fundamentos e princípios que garantirá a Escola Municipal São Pedro, a identidade que pretendemos consolidar em nossa prática pedagógica.
Eis o grande desafio deste Projeto à educação de uma comunidade heterogênea que busca a escola como meio de ascensão social e cultural.
1 – IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR
1.1 – Escola Municipal “São Pedro”.
1.2 – Endereço:
Rua São José s/nº
Bairro Mãe de Deus
CEP: 78.530.000
Peixoto de Azevedo-MT
1.3 – Órgão Mantenedor:
Prefeitura Municipal de Peixoto de Azevedo – MT
Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
1.4 – Secretaria Municipal de Educação
· Serviços fornecidos pela escola: merenda escolar, transporte escolar.
· Recursos Financeiros: PDDE (anualmente), PDDE INTEGRAL ( anualmente )Convênio Municipal( mensalmente).
1.5 – Aspectos legais de sua criação:
A criação da escola foi regulamentada pelo Decreto Municipal 096/92. Credenciamento 067/92. Recredenciamento 3277/92, Renovação de Autorização Resolução 183/06 – CEE/MT, com o nome de Escola Municipal de 1º grau São Pedro.
1.6 – Departamentos que funcionam na escola:
· Direção
· Coordenação Pedagógica
· Secretaria
· Sala de Leitura
· Salas de aula
· Sala dos professores
· Sala de Recurso
· Laboratório de Informática
· Secretaria
· Sala de Leitura
· Salas de aula
· Sala dos professores
· Sala de Recurso
· Laboratório de Informática
. Sala de Apoio Pedagógico
1.7 – Órgão de Representação Comunitária:
Conselho Escolar
O Conselho Escolar, com personalidade jurídica, é um órgão de deliberação coletiva, sem fins lucrativos, de duração indeterminada e vinculado à Secretaria Municipal de Educação.
Todos os segmentos da Comunidade Escolar terão representatividade no Conselho Escolar, através de eleição secreta ou por aclamação.
Considera-se Comunidade Escolar o conjunto formado por alunos, professores, pessoal técnico e administrativo, pais, mães ou responsáveis legais, pelo alunos matriculados freqüentes.
O Conselho Escolar visa ao desenvolvimento das atividades de ensino, dentro do espírito democrático, assegurando a participação dos segmentos da Comunidade Escolar na discussão das questões pedagógico-administrativo-financeiras.
O Conselho Escolar é um órgão representativo de toda a Comunidade Escolar, tendo por objetivos:
· Promover entrosamento da Escola com a comunidade;
· Participar das decisões sobre o funcionamento da Escola;
· Participar do Planejamento Curricular a fim de garantir conteúdos que atendam aos anseios da comunidade e respeitem suas raízes culturais;
· Dialogar com a Secretaria Municipal de Educação e com a comunidade, buscando apóio para o bom andamento das atividades educacionais;
· Supervisionar e colaborar com funcionários administrativos, professores, alunos, Diretor e demais responsáveis pela Escola, no cumprimento de seus deveres para com a educação;
· Incentivar e participar das comemorações e demais acontecimentos cívicos e culturais;
· Conhecer e observar as normas do Regimento Escolar, propor alterações e encaminhá-las à respectiva Unidade Regional de Ensino.
1.8 – Recursos Financeiros
Uma vez por ano a Escola recebe a verba do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), que é destinada à compra de materiais permanentes e de consumo. Também contamos com recursos repassados pela Prefeitura Municipal através de Convênio assinado com o Conselho Deliberativo e extraordinariamente no ano de 2011 a escola recebeu uma verba do FNDE para atender aos alunos que estudam em período integral através do programa Mais Educação. Essa verba é destinada a aquisição de bens materiais e serviços, material de consumo e ao ressarcimento de despesas dos monitores que atendem ao programa.
2– DESCRIÇÃO DA REALIDADE
2.1- Pontos fortes da Escola:
- Informatização da escola;
- Regimento Escolar;
- Envolvimento da equipe docente nos projetos da escola e da SME.
- Equipe docente qualificada;
- Bom relacionamento humano, etc;
- Apoio Pedagógico;
- A escola é bem vista pela comunidade;
- Sucesso nos jogos escolares municipais e regionais;
- Merenda de qualidade;
- Projetos de intervenção pedagógica desenvolvidos pelos professores;
- Participação ativa dos pais e alunos no projeto Mais Educação;
- Melhor IDEB a nível municipal;
- Redução significativa do número de alunos evadidos;
- Permanência do número total de alunos;
- Funcionamento da sala de recursos multifuncionais;
- Comprometimento dos professores em relação ao ensino aprendizagem;
- Disponibilidade de materiais pedagógicos e de manutenção;
2.2-Pontos fracos da Escola:
· Baixa participação dos pais nos momentos relevantes para o sucesso escolar dos filhos;
- Funcionamento parcial dos aparelhos de ar condicionado;
- Falta de segurança;
- Espaço físico inadequado;
- Falta de espaço físico para realizar atividades recreativas, culturais e esportivas;
- Acessibilidade inadequada;
- Insuficiência de internet;
- Rede elétrica inadequada para atender a demanda.
3- FILOSOFIA DA ESCOLA
A Escola Municipal “São Pedro” coloca-se numa dinâmica de alcançar as metas educacionais, estabelecendo um processo de busca de metodologia inovadora com objetivo de garantir o direito de permanência do educando em uma escola de qualidade, reduzindo os índices de evasão e retenção, conseguindo avanços e, fortalecendo o trabalho democrático e coletivo, formando cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de criticar, mais também de dar sugestões e contribuições para melhorias da comunidade, buscando por uma solidariedade afetiva e participativa entre os homens, respeitando o próximo e a si mesmo. Promovendo a participação da comunidade no processo educativo da escola resgatando seu interesse e compromisso. Concebemos a educação escolar como uma prática que tem possibilidade de criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade e de participações em relações sociais, políticas e culturais diversificadas e cada vez mais amplas, condições estas fundamentais para o exercício da cidadania na construção de uma sociedade democrática e não excludente.
4- ASPECTOS FISICOS E PEDAGÓGICOS
4.1 - Estrutura Física
A Escola Municipal “São Pedro” abrange em sua estrutura física: 15 salas construídas sendo, nove (09) salas de aula, uma ( 01) sala de Apoio Pedagógico destinada ao atendimento aos alunos com dificuldades na aprendizagem, uma (01) sala destinada ao Programa Mais Educação, onde são guardados todos os materiais e onde são realizadas as atividades de Letramento um (01) Laboratório de Informática, uma (01)sala dos professores, uma (01) Secretaria, uma (01) sala de Recursos Multifuncionais, cozinha, refeitório, dois (02) banheiros com três (03) mictórios masculinos, e 04 banheiros femininos.
4.2 - Materiais Pedagógicos
A Escola Municipal “São Pedro” tem como recursos pedagógicos: dominó de: frases, frações, quantidade, divisão, multiplicação, adição e subtração. Fantoches de animais domésticos , carimbo tuti-fruti, carimbo lâmpada , carimbo expressões faciais, quinze (15) mini dicionários de inglês, um (01) mapa Brasil físico, um (01) mapa das células, livros didáticos, dois jogos pedagógicos, apagadores, dicionários compactos de Português, , uma coleção Passo a Passo Sócio Construtivista contendo 08 livros, mapas do Brasil, do Estado e Múndi, (01) um globo terrestre, um (01) Kit Folclórico com 03 fitas de vídeo, 03 livros e 02 CDs, um (01) Material dourado, (01) kit de calendário criança feliz contendo CDs, livros e Cd rom, coleções pedagógicas de Ed. Física, Ed. Artística, Ed. Infantil, livros de literatura infantil, Uma Enciclopédia do Milênio com 10 DVDs, coleções de materiais diversos contendo CD-ROM. 01 caixa de carimbo educativo, 01 compasso, 01 transferidor e 01 esquadro de madeira grande, fitas de vídeo educativas, acervo com 100 DVDs da TV Escola e outros materiais pedagógicos de consumo utilizados pelos professores e alunos.
4.3- Recursos Materiais
A Escola Municipal “São Pedro” dispõe dos seguintes recursos materiais: um (15) grampeadores, dois (05) televisores 29 polegadas, dois (02) Aparelhos de DVD, dois (02) fogões industriais, dois (02) freezer, duas (02) geladeiras, oito (08) armários de aço e um(01) de Madeira dois (02) arquivos de aço, duas (02) mesas para sala dos professores, quatro (04) estantes de aço, duas (02) mesas na secretaria, uma (01) escrivaninha de canto, cincos (05) mesas para computador, um (01) balcão de madeira com duas portas, uma (01) prateleira para cozinha, nove (09) escrivaninhas para professores duzentos e setenta 270 carteiras para os alunos, dezessete (17) cadeiras para o laboratório de informática, dois (02) Bebedouros com três torneiras para alunos, um (01) Bebedouro para sala dos professores, um(01) Bebedouro para sala de recursos, três (03)computadores para a sala dos professores, com uma impressora a lazer e uma hp, dezessete (17)computadores do laboratório de informática com uma impressora a lazer, dois(02) computadores da secretaria com uma (01) impressora HP lazer jet e uma (01) impressoras HP 4280, ventiladores, nas salas de aula e refeitório um (01) perfurador, um ( 01) carrinho de mão, uma (01) tesoura para jardinagem, um (01) DVD, duas (02) caixa de som amplificada grande, uma (01) caixa de som amplificada pequena, três (03) microfone, dois (02) liquidificador, uma (01) máquina fotográfica digital, dois (02) armários de madeira para professores, um (01) armário de madeira para materiais pedagógicos, uma (01)sirene, duas (02) estantes de madeira para biblioteca, duas (02) vinte e oito (28) ar condicionado, um (01) armário duas portas para papeis, um (01) armário para cozinha quatro portas, duas (02) persianas para secretaria, um (01) relógio de parede, uma (01) bomba para poço semi-artesiano.
4.4- Recursos Humanos
A Escola Municipal “São Pedro” atende aproximadamente quatrocentos e vinte alunos (420) alunos e dispõe de vinte (20) professores, dois (02) coordenadores pedagógicos, duas (02) professoras de apoio pedagógico, Uma coordenadora do Programa Mais Educação, uma (01) secretária, uma (01) auxiliar administrativa, um (01) Técnico em Multimeios didático uma (01) diretora, quatro (04) merendeiras, quatro (04) auxiliares de serviços gerais, uma (01) zeladora e cinco (05) vigilantes.
5- JUSTIFICATIVA
A educação é prioridade de todos os seres humanos, por isso, precisamos estabelecer metas para serem cumpridas a um espaço de curto, médio e longo prazo, onde a escola acompanhe de forma gradativa as verdadeiras necessidades da comunidade escolar.
Para que a escola alcance esses objetivos, vale ressaltar a importância de que o corpo docente faça adequações necessárias para que seus alunos sejam capazes de aprender e serem conscientes de seus direitos e deveres, de liberdade e igualdade.
Coerentes com as estratégias previstas na referida LDB, a instituição educacional tem como meta prioritária o desenvolvimento global do aluno, e para que isso ocorra, faz-se necessária a integração entre educação – cultura que não se restrinja às elucubrações teóricas, mas que se concretize numa escola, na qual a comunidade em que está inserida, seja capaz de formar uma sociedade mais justa e preparada para promover mudanças.
Diante da oportunidade oferecida para Lei 9394/96, onde cada escola pode organizar seu sistema de ensino de modo que atenda às necessidades e possibilidades, organizamos nossa Proposta Pedagógica que tem com seu maior objetivo a formação do “Homem” exercendo em sua plenitude o direito à cidadania e explorando as suas potencialidades.
Para que a escola alcance esses objetivos, vale ressaltar a importância de que o corpo docente faça adequações necessárias para que seus alunos sejam capazes de aprender e serem conscientes de seus direitos e deveres, de liberdade e igualdade.
Coerentes com as estratégias previstas na referida LDB, a instituição educacional tem como meta prioritária o desenvolvimento global do aluno, e para que isso ocorra, faz-se necessária a integração entre educação – cultura que não se restrinja às elucubrações teóricas, mas que se concretize numa escola, na qual a comunidade em que está inserida, seja capaz de formar uma sociedade mais justa e preparada para promover mudanças.
Diante da oportunidade oferecida para Lei 9394/96, onde cada escola pode organizar seu sistema de ensino de modo que atenda às necessidades e possibilidades, organizamos nossa Proposta Pedagógica que tem com seu maior objetivo a formação do “Homem” exercendo em sua plenitude o direito à cidadania e explorando as suas potencialidades.
6- MISSÃO DA ESCOLA
Contribuir para a constante melhoria das condições educacionais da população, visando assegurar uma educação de qualidade aos nossos alunos, num ambiente criativo, inovador e de respeito ao próximo.
7- ESTRUTURA POLÍTICA PEDAGÓGICA
7.1- Problemas Detectados:
Considerando a análise da situação escolar, diagnosticamos alguns aspectos que requerem mudanças:
- Espaço físico inadequado para realizar atividades recreativas educativas;
- Falta de um parque infantil para que as crianças possam brincar e interagir com outros colegas;
- Falta de um banheiro adequado para atender as necessidades dos alunos;
- Falta de uma brinquedoteca onde as crianças possam realizar atividades lúdicas;
- Falta de acompanhamento dos pais com relação ao material escolar dos filhos;
- Excesso de alunos matriculados em algumas salas;
- Dificuldades de alguns alunos no desenvolvimento da leitura e escrita;
- Falta de acompanhamento dos pais na realização das atividades de casa;
- Indisciplina por parte de alguns alunos que atrapalham o bom desenvolvimento da aprendizagem dos demais alunos;
- Alunos não participativos e pouco motivados;
- Falta de espaço físico adequado para desenvolver as atividades do Programa Mais Educação;
- Negligencia por parte da empresa POSITIVO em não fazer as instalação dos equipamentos da sala de recurso;
- Falta de laudo médico aos alunos que apresentam sérios problemas de aprendizagem ;
- Falta de atendimento especializado( fonoaudiólogo, neurologista, psicólogo etc.) ao alunos com necessidades educacionais especiais;
- Não comprometimento dos pais em não providenciar o encaminhamento dos filhos aos especialistas para a aquisição dos laudos médicos;
- Falta de organização dos alunos no horário do lanche;
- Falta de climatização interna das salas;
7.2- Objetivos Gerais:
· Incentivar e promover uma prática interdisciplinar com respeito aos diferentes processos de aprendizagem do aluno garantindo compromisso e participação efetiva de todos os agentes envolvidos no processo educativo.
· Fornecer aos educandos os conhecimentos necessários e adequados à continuidade de seus estudos.
7. 3- Objetivos Específicos
· Elevar o desempenho acadêmico dos alunos;
· Fortalecer a participação dos pais na escola;
· Dinamizar a gestão escolar.
· Erradicar a retenção e evasão escolar.
· Ingressar a escola na comunidade através do trabalho cooperativo entre corpo docente, discente, administrativo e conselho escolar.
· Promover a participação da comunidade no processo educativo da escola, resgatando o interesse e o compromisso com a mesma.
· Conceder ao educando e ao educador subsídio necessário para o desenvolvimento competente e democrático do ensino-aprendizagem.
· Incentivar a visita do professor às famílias dos alunos faltosos.
· Estimular as práticas artísticas, corporais e esportivas, como parte integrante do currículo escolar.
· Incentivar e promover atividades culturais e extraclasse.
· Planejar e desenvolver um currículo de acordo com as necessidades e expectativas dos educandos e educadores.
· Proporcionar ao aluno uma avaliação formativa, contínua, sistemática e construtiva, expressa através de relatórios descritivos e individuais no caderno de campo e posteriormente transforma-lo em conceito de acordo com o diário de 2012.
·
8- PLANO DE AÇÃO
8.1- Metas
- Conseguir um espaço próprio para Educação Infantil com parque, brinquedoteca e banheiros adequados para que as crianças possam desenvolver suas atividades recreativas e atividades que facilitam o desenvolvimento intelectual, social e motor;
- Chamar os pais à responsabilidade, quanto ao uso do bolsa família em materiais escolares de uso pessoal dos filhos;
- Respeitar as portarias de enturmação quanto ao numero de alunos por turma evitando excessos;
- Conseguir uma efetiva participação dos pais nas atividades escolares dos filhos;
- Motivar a participação dos alunos no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem;
- Minimizar a indisciplina em sala de aula para alcançar melhores resultados na aprendizagem dos alunos;
- Melhorar cada vez mais o nível de aprendizagem dos alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem;
- Desenvolver as atividades do programa Mais educação em um espaço físico adequado;
- Conseguir a instalação dos equipamentos da sala de recurso multifuncionais;
- Viabilizar os laudos médicos dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais para que todos possam ter atendimento especial;
- Diminuir os problemas de indisciplina e falta de respeito por parte dos alunos durante o horário do lanche;
- Climatizar todas as salas de aula, para que o ambiente se torne melhor e propicie um melhor desempenho educacional dos alunos;
8.2 Ações
- Viabilizar junto à Secretaria Municipal de Educação a adequação do espaço destinado à Educação Infantil, para que os resultados obtidos ao final do ano letivo sejam mais satisfatórios.
- Adquirir equipamentos e materiais necessários para a instalação de uma brinquedoteca;
- Realizar reuniões periódicas com pais e responsáveis, com o objetivo de sensibiliza-los quanto a importância do acompanhamento dos alunos nas atividades escolarese responsabilizando-os pela manutenção dos materiais de uso pessoal necessário ao desenvolvimento das mesmas;
- Fazer reuniões pedagógicas bimestralmente com professores, coordenadores e professores de apoio pedagógico com o intuito de identificar as falhas ocorridas no processo de aprendizagem para posteriormente corrigi-las, visando sempre a melhoria da aprendizagem dos alunos;
- Planejar coletivamente (Professor regente e professor de apoio pedagógico) as atividades de intervenção pedagógica para que melhores resultados sejam alcançados;
- Criar um termo de responsabilidade para que os alunos assumam o compromisso de participar ativamente das aulas, punindo-os quanto ao não cumprimento do mesmo;
- Realizar palestras com Promotores de Justiça, Conselho Tutelar e Policia Militar sobre indisciplina, respeito ao próximo, violência e outros assuntos que auxiliem na redução dos problemas causados pela falta de disciplina na escola;
- Viabilizar junto a comunidade espaços ociosos que possam ser usados no desenvolvimento das atividades do programa Mais Educação;
- Realizar palestras que transmitam valores sociais éticos, para que possamos ter um ambiente harmonioso que propicie a aprendizagem significativa.
- Denunciar junto ao Ministério da Educação o não atendimento da empresa POSITIVO às solicitações feitas pela escola quanto à não instalação dos equipamentos da sala de recursos;
- Fazer uma parceria entre Secretaria Municipal de educação e Secretaria municipal de Saúde para viabilizar os laudos médicos dos alunos que apresentam necessidades educacionais especializadas;
- Viabilizar junto à secretaria Municipal de educação a manutenção da rede elétrica para que os aparelhos de ar condicionados possam ser usufruídos pelos alunos e professores;
- Bimestralmente as turmas serão acompanhadas pelos coordenadores pedagógicos e serão avaliados quanto a leitura, organização do caderno e desempenho na disciplina de matemática.
- Serão desenvolvidas atividades diferenciadas para serem trabalhados com os alunos que apresentam dificuldades na Leitura e escrita;
- Serão desenvolvidas atividades diferenciadas para serem trabalhados com os alunos que apresentas dificuldades nas disciplinas de matemática;
- Serão realizadas reuniões com o corpo docente para que seja feito a revisão do currículo da escola.
- Será desenvolvido um projeto de conscientização dos estudantes quanto a alimentação saudável, visando a prevenção da desnutrição e obesidade.
- Serão realizadas palestras voltadas para a saúde sexual, reprodutiva e prevenção de DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS.
- Realizar reuniões com os professores sensibilizando-os quanto a necessidade de se fazer um planejamento que tenha informações necessárias sobre os conteúdos, como ensiná-los, como avaliá-los.
- Incentivar os professores a desenvolver projetos que utilizem espaços fora da sala de aula como a sala de leitura, laboratório de informática.
- Cobrar das autoridades competentes que viabilizem os espaços internos da escola adequando-os a alunos com necessidades educacionais especiais.
- Adquirir com recursos municipais 10 estante de aço para atender as necessidades da escola.
- Adquirir um fogão industrial para atender as necessidades dos educandos.
- aquisição de televisores para cada sala de aula objetivando atender as necessidades dos educandos
8.3- Projetos a serem desenvolvidos na escola no ano de 2012
· Meu corpo e Eu (Professora Zuleide)
Objetivos:
- Desenvolver o gosto pela música
- Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
- Identificar as partes do corpo;
- Reconhecer a importância e a necessidade de ser uma boa higiene corporal, bucal e mental;
- Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
· Higiene bucal ( Professora Zuleide)
Objetivos:
- Reconhecer a importância da escovação dos dentes para prevenir as cáries;
- Demonstrar as maneiras corretas de escovar os dentes;
- Reconhecer que a saúde começa pela boca e que para ter um sorriso bonito é preciso cuidadr dos nossos dentes;
· Contar para aprender ( Professora Zuleide)
Objetivos:
- Trabalhar rimas;
- Reconhecer através da música sons e fonemas;
· Respeito ao próximo ( Professora Evellyn)
Objetivos:
- Estimular o aluno a perceber o valor do próximo;
- Trabalhar a importância do amor ao próximo;
· Boas Maneiras ( Professora Evellyn)
Objetivos:
- Definir boas maneiras;
- Conhecer e saber aplicar as boas maneiras e a cortesia na família e na escola;
- Levá-los a perceber a importância da prática das boas maneiras, para o bem estar de todos;
· DST AIDS ( Professora Flavia)
Objetivos:
- Sensibilizar os alunos quanto aos riscos e as maneiras de prevenção.
· Ler tem que ter sabor ( Professora Flavia)
Objetivos:
- Despertar o gosto da leitura nos educandos do 8º ano B e com isso buscar a melhoria no processo de ensino-aprendizagem.
· Primeiros Socorros (Professora Flavia)
Objetivos:
-Informar aos alunos as noções de primeiros socorros para eventuais necessidades.
· Roda de leitura (Professor Aldair)
Objetivos:
-Desenvolver um trabalho dinâmico e objetivo, assim a leitura se torna atrativa e prazerosa, deixar que o próprio aluno escolha seus próprios temas de leitura, de acordo com o desejo de cada um.
-Proporcionar aos alunos uma viagem literária sobre a importância da leitura e seus conceitos lingüísticos e ortográficos das palavras e expressões.
· Alimentação Saudável (Professora Salete)
Objetivos:
- Conscientizar os educandos da importância de se ingerir alimentos saudáveis e os benefícios que esses alimentos proporcionarão a saúde.
· História do Trânsito (Professora Cleide)
Objetivos:
-Conhecer a história dos meios de transportes;
-Colaborar para a formação de comportamentos que proporcionem segurança no trânsito;
-Trabalhar as virtudes importantes na vida em sociedade, tais como: paciência, tolerância, responsabilidade, coleguismo, humildade, e etc.
· Lendo eu aprendo (Professora Ana Cléia)
Objetivos:
-Incentivar a leitura dos alunos;
-Desenvolver e aperfeiçoar a habilidade de leitura;
-Estimular a criatividade;
-Mostrar à criança a importância de saber ler e suas utilidades no dia-a-dia;
-Criar o hábito da leitura por meio do reconto de histórias infantis na sala de aula;
-Desenvolver a habilidade da escrita através da produção de textos coletiva e individual;
-Assegurar aos alunos o acesso a diferentes gêneros literários;
-Ressaltar a autoria dos textos trabalhados;
-Inserir a informática como fonte de aprendizagem e conhecimento;
-Realizar apresentações como forma de finalização de trabalhos.
· As cores salvam? (Professora Creusa)
Objetivos:
-Conhecer melhor novas cores através da pigmentação;
-Identificar o significado das cores através do semáforo.
· Despertando o gosto pela leitura (Professora Eva)
Objetivos:
-Desenvolver a habilidade de interpretar e dramatizar;
-Promover na sala de aula um ambiente favorável;
-Adquirir o gosto pela leitura, pela dramatização de histórias literárias, tais como: contos, crônicas e principalmente fábulas;
-Preparar o educando para as aulas mais estimulantes e prazerosas, tornando-os sujeitos ativos, participativos e dinâmicos em relação à leitura e representação.
· Jornal Escolar (Professora Eva)
Objetivos:
-Elaborar um saber interdisciplinar por intermédio da produção do Jornal escolar;
-Produzir um jornal escolar com as turmas do 7º ao 9º ano do ensino fundamental, a fim de que o aluno possa: manifestar o seu saber elaborado, sentir-se motivado a escrever, tornar-se bom produtor de textos e liberar sua palavra, valorizando sua própria autonomia.
· Valorização do ser humano (Professora Eva)
Objetivos:
-Estabelecer relações entre passado e presente, discutindo mudanças e permanências nas relações sociais;
-Estabelecer uma ponte entre o conteúdo estudado e a sua vida cotidiana por meio de estudos da historia local;
-Compreender e valorizar elementos das culturas africanas e de afro descendência.
· Lendo e Conhecendo (Professora Andréia)
Objetivos:
-Despertar o gosto pela leitura e o habito de ler;
-Desenvolver o senso crítico e a criatividade;
-Estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas;
-Desenvolver habilidades na escrita com atividades de produção de textos coletivos e individuais.
· Sorrindo Melhor (Professora Andréia)
Objetivos:
-Entender as funções dos dentes;
-Conhecer uma das principais doenças bucais: a cárie;
-Incentivar métodos educativos e preventivos (escovação dentária, uso do fio dental, aplicação tópica de flúor, bons hábitos alimentares e de higiene) que favoreçam cuidados básicos coma higiene bucal.
· A importância da água para nossas vidas (Professora Andréia)
Objetivos:
-Conscientizar os alunos sobre a importância da água em nossas vidas;
-Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.
· Aprendendo um pouco inglês (Professora Andréia)
Objetivos:
-Incentivar a prática da escrita de uma forma dinâmica e criativa, com atividades diferenciadas e diversificadas;
-Promover atividades de leitura.
· Ler para entender e compreender (Professora Amada)
Objetivos:
-Levar o aluno a valorizar os diferentes meios de leitura e escrita;
-Entender o significado do texto utilizando conhecimentos prévios;
-Emitir opiniões com base no texto;
-Relacionar o texto lido com outros textos, enriquecendo a compreensão.
· Atividades diferenciadas (Professora Geize e professor Francisco de Assis)
Objetivos:
-Planejar atividades diferenciadas para atender os alunos que encontram dificuldades em realizar atividades da sua turma;
-Acompanhar o aluno na realização das suas atividades, fazendo interferências quando necessário.
· Lendo na escola (Professora Geize e professor Francisco de Assis)
Objetivos:
-Estimular o gosto pela leitura;
-Proporcionar aos alunos momentos de leitura;
-Acompanhar o desenvolvimento da leitura e escrita dos educando do pré-escolar ao 9º ano, bimestralmente.
· Alfabetização com a música infantil (Professora Tânia)
Objetivos:
-Trabalhar as letras e fonemas na música;
-Identificar as letras do nome;
-Distinguir os sons.
· Sala do Educador (Professora Geise e professor Francisco de Assis)
9- CONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO
Para que possamos fornecer a nossa demanda escolar, um ensino de qualidade, necessitamos de uma estrutura física adequada à implementação de nossas metas educacionais.
· Construção de uma sala de Artes;
· Construção de uma sala de Vídeo;
· Construção de uma (01) Quadra Poli esportiva coberta.
· Construção do muro da escola.
· Reforma e adequação de todo o espaço físico para atendimento aos educandos portadores de necessidades especiais de acordo com legislação vigente.
· Construção de uma biblioteca.
· Construção de uma sala exclusiva para apoio pedagógico.
· Melhorias na rede elétrica que atenda as necessidades da escola.
· Instalação de um parquinho infantil para atender os alunos da educação infantil;
· espaço adequado para realizar atividades de dança, ginástica e artes marciais;
· aquisição de uma brinquedoteca para atender os alunos da Educação Infantil e 1 º ciclo;
10- MATERIAIS PARA O ANO LETIVO DE 2012 E MANUTENÇÃO DOS MESMOS.
Para que possamos ampliar e reestruturar nossa metodologia de ensino, com subsídios reais e necessários à continuidade do processo de aprendizagem e, à construção de uma escola mais competente para enfrentar as transformações atuais da sociedade necessitamos de:
· 01 Bebedouro para o refeitório;
· 06 jogos de mesa para a biblioteca;
· 01 Microfone sem fio; (profissional)
· 01 mesa de ping pong;
· 02 Armário de madeira para (cozinha);
· Reforma de um parque infantil.
· 01 armário para cada sala de aula;
acervo bibliográfico;
· (01) mesa de 03m para o refeitório (Ed. Infantil).
· 02 bancos de 03m para o refeitório (Ed. Infantil).
· 01 televisor com DVD para cada sala de aula;
· 01 bebedouro para a sala de Educação Infantil;
11-ESTRATÉGIAS
Para que a escola possa proporcionar aos educandos uma Educação Básica com ensino de qualidade garantindo-lhes formação inicial e continuada, será necessário realizar um conjunto de ações e atividades para alcançar os objetivos propostos:
· Incentivar o trabalho coletivo e cooperativo entre os docentes;
· Fornecer estudos de apoio à aprendizagem dos alunos com dificuldades na construção do conhecimento;
· Analisar e especificar com o Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar, corpo docente e administrativo as prioridades da escola e adquiri-las com a verba Federal do FNDE como PDDE / PDDE INTEGRAL e Convênio Municipal.
· Solicitar juntamente com o Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar ao Governo Municipal, melhorias e ampliação na estrutura física do prédio escolar;
· Reivindicar junto aos órgãos administrativos e educacionais maiores investimentos em materiais pedagógicos, de consumo e permanente;
· Propor atividades diversificadas ao corpo docente e discente, individuais ou/e coletivas, onde se possam experiência atividades de teatro, grupos musicais e coreográficos, entre outras;
· Organizar e incentivar a prática de atividade de integração entre os turnos escolares e atividades esportivas como: jogos, ginásticas, danças e esportes;
· Realizar eventos e promoções que propiciem a integração da comunidade na escola;
· Promover pesquisas, palestras, debates e campanhas sobre os costumes, saúde folclore e modo de vida de nossa gente;
· Organizar passeios, excursões e atividades extra-classe;
· Valorizar e incentivar os trabalhos escolares com registros e exposição em: mural, jornais, livros, feira de ciências, cultura e outros;
· Estimular a criação e confecção de materiais didáticos;
· Solicitar aos membros do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar, maior interesse e compromisso com a Gestão Escolar;
· Valorizar e Garantir em conjunto com o Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar a prática da Gestão Democrática.
12-ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA PEDAGÓGICA E SERVIÇOS AUXILIARES
A organização administrativa e pedagógica constituem-se de: vinte (24) professores, dois (02) coordenadores pedagógicas, duas (02) professoras de apoio pedagógico, Uma coordenadora do Programa Mais Educação, uma (01) secretária, uma (01) auxiliar administrativa, um (01) Técnico em Multimeios didático uma (01) diretora, quatro (04) merendeiras, quatro (04) auxiliares de serviços gerais, uma (01) zeladora e cinco (04) vigilantes.A equipe de funcionários da escola deve trabalhar coletivamente e cooperativamente, priorizando o pedagógico e zelando pelo bem de toda comunidade escolar.
Cabe aos funcionários desempenharem com eficiência suas funções respeitando as normas da Direção Escolar e as previstas no Regimento Escolar.
12.1- Da Direção
O (a) Diretor (a) da escola ocupa uma posição importante na estrutura do ensino público, uma vez que, responde pela articulação da escola com a comunidade em que esta se insere, e também com a rede que compõe o sistema de ensino, por isso deverá administrar com transparência e democracia, colocando as ações administrativas a serviço do pedagógico e atuando como elo entre os mesmos.
Cabe a ele as seguintes funções:
· Representar a escola, responsabilizando-se pelo seu funcionamento;
· Coordenar, em consonância com o Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar, a elaboração, a execução e a avaliação do Projeto Político-Pedagógico e do Plano de Desenvolvimento Estratégico da Escola, observadas as políticas públicas da Secretaria Municipal de Educação, e outros processos de planejamento;
· Coordenar a implementação do Projeto Político-Pedagógico da Escola, assegurando a unidade e o cumprimento do currículo e do calendário escolar;
· Manter atualizado o tombamento dos bens públicos, zelando, em conjunto com todos os segmentos da comunidade escolar, pela sua conservação;
· Dar conhecimento à comunidade escolar das diretrizes e normas emitidas pelos órgãos do sistema de ensino;
· Submeter ao Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar para exame e parecer, no prazo regulamentado, a prestação de contas dos recursos financeiros repassados à unidade escolar;
· Divulgar à comunidade escolar a movimentação financeira da escola;
· . Coordenar o processo de avaliação das ações pedagógicas e técnico-administrativo - financeiras desenvolvidas na escola;
· Cumprir e fazer cumprir a legislação vigente;
· Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros;
· Executar outras atividades correlatas.
12.2 Da Coordenação Pedagógica
A orientação e coordenação educacional da escola serão exercidas por dois profissionais efetivos da escola que atuará como articulador e impulsionador das ações pedagógicas, buscando sua intercomplementaridade com o administrativo, respeitando as normas e diretrizes estabelecidas no Regimento Escolar.
O (a) coordenador (a) pedagógico (a) deverá apresentar no início do ano letivo sua proposta de trabalho à direção e professores deste estabelecimento de Ensino, os quais
apreciarão e farão sugestões de modificações caso necessário. O (A) mesmo (a) será escolhido (a) através do voto direto do corpo docente e exercerá a função por um período de 02 (dois) anos letivos.
O (a) coordenador (a) pedagógico (a) deverá elaborar com a direção escolar um calendário de atividades a serem desempenhadas com os professores e alunos o qual terá que ser cumprido na sua íntegra, salvo os casos de:
· Doença;
· Necessidade de ministrar aula, por falta justificada de professor;
· Necessitar ausentar-se ou desempenhar algum trabalho relativo à sua função;
12.2.1- Função do Coordenador Pedagógico
1. Investigar o processo de construção de conhecimento e desenvolvimento do educando;
2. Criar estratégias de atendimento educacional complementar e integrada às atividades desenvolvidas na turma;
3. Proporcionar diferentes vivências visando o resgate da auto-estima, a integração no ambiente escolar e a construção dos conhecimentos onde os alunos apresentam dificuldades;
4. Participar das reuniões pedagógicas planejando, junto com os demais professores, as intervenções necessárias a cada grupo de alunos, bem como as reuniões com pais e conselho de classe;
5. Coordenar o planejamento e a execução das ações pedagógicas da Unidade Escolar;
6. Articular a elaboração participativa do Projeto Pedagógico da Escola;
7. Coordenar, acompanhar e avaliar o projeto pedagógico na Unidade Escolar;
8. Acompanhar o processo de implantação das diretrizes da Secretaria Municipal de Educação relativa à avaliação da aprendizagem e ao currículo, orientando e intervindo junto aos professores e alunos quando solicitado e/ou necessário;
9. Coletar, analisar e divulgar os resultados de desempenho dos alunos, visando a correção e intervenção no Planejamento Pedagógico;
10. Desenvolver e coordenar sessões de estudos nos horários de hora-atividade, viabilizando a atualização pedagógica em serviço;
11. Coordenar e acompanhar as atividades nos horários de hora-atividade na unidade escolar;
12. Analisar/avaliar junto aos professores as causas da evasão e repetência propondo ações para superação;
13. Propor e planejar ações de atualização e aperfeiçoamento de profissionais da Educação, visando à melhoria de desempenho profissional;
14. Coordenar a utilização plena dos recursos da TV Escola pelos professores, onde não houver um técnico em multimeios didáticos;
15. Propor e incentivar a realização de palestras, encontros e similares com grupos de alunos e professores sobre temas relevantes para a formação integral e desenvolvimento da cidadania;
16. Propor, em articulação com a Direção, a implantação e implementação de medidas e ações que contribuam para promover a melhoria da qualidade de ensino e o sucesso escolar dos alunos;
17. Notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao Juiz de Direito competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Publico e a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 50% do percentual permitido em Lei.
18. Executar outras atividades correlatas.
12.3 Do Professor da Sala de Recursos Multifuncionais:
O professor da Sala de Recursos Multifuncionais deve executar as seguintes atividades:
- Atuar como docente nas atividades de complementação curricular especifica que constituem atendimento educacional individualizado do educando;
- Informar a Comunidade Escolar sobre a legislação e normas educacionais vigentes que assegurem a inclusão do educando;
- Participar do processo de identificação e tomada de decisões sobre o atendimento às necessidades educacionais especiais dos educandos;
- Preparar material específico para uso do educando na sala de recursos multifuncionais
O professor da sala de Recursos Multifncionais deve ter capacidades, atitudes e conhecimento para:
- Orientar as famílias para o seu desenvolvimento e participação no processo educativo;
- Orientar a elaboração de materiais didático-pedagógicos para serem usados pelo educando no processo de aprendizagem
- Indicar e orientar o uso de equipamentos específicos e de outros recursos existentes no contexto familiar e na comunidade;
- Articular com gestores e professores para elaboração do PPP numa perspectiva inclusiva;
- Implementar a Proposta Política Pedagógica da Unidade Escolar;
- Assegurar a inclusão dos alunos no processo de aprendizagem;
- Fortalecer as identidades social, econômica, afetiva e cognitiva do aprendiz e suas relações com a escola;
- Atuar de forma colaborativa com o professor regente para definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso do educando com necessidades educacionais especiais ao currículo e a sua interação com o grupo;
- Promover condições para a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais em todas as atividades da escola;
- Planejar no coletivo;
- Ter experiência na educação especial;
- Ter formação inicial ou continuada relacionada a temas da educação especial;
- Sobre a proposta pedagógica (PPP & PDE) da escola;
- Planejar as intervenções pedagógicas dentro das matrizes de capacidades;
12.4 - Do Coordenador do Programa Mais Educação
O coordenador do programa mais Educação também chamado de Professor Comunitário possui as seguintes atribuições:
- Fazer a seleção dos alunos que serão atendidos em período integral;
- Planejar as atividades que serão desenvolvidas no contra turno;
- Participar das reuniões pedagógicas planejando, junto com os monitores, as atividades que serão desenvolvidas;
- Coordenar o planejamento e a execução das atividades desenvolvidas;
- Realizar sempre que necessário reuniões com pais e monitores para viabilizar o melhor desenvolvimento do programa;
- Propor e incentivar a realização de palestras, encontros e similares com grupos de alunos sobre temas relevantes para a formação integral e desenvolvimento da cidadania;
- Acompanhar a participação ativa dos alunos nas atividades evitando desistências;
12.5 Do Professor de Apoio Pedagógico
O candidato à função de coordenador (a) de ciclos tem que obedecer alguns critérios como:
· Ser professor (a) efetivo (a) habilitado (a) preferencialmente em nível de licenciatura plena.
· Ter participado do processo de atribuição de classes e/ou aulas e estar lotado na unidade escolar onde pretende atuar como coordenador (a) de ciclos.
O profissional da escola que terá a função de coordenador de ciclos será eleito por todos os docentes da unidade escolar obedecendo alguns critérios:
· Capacidade de trabalhar em grupo
· Perfil de professor alfabetizador
O processo de escolha deve ser feito durante a semana pedagógica e exercerá a função por um período de 02 (dois) anos letivos.
Sua função não substitui a do professor regente ou do coordenador pedagógico, porém seu trabalho será com o professores e alunos provenientes do 2º, 3º, 4º, 5º e 6º anos que apresentam dificuldades no ensino e na aprendizagem.
O coordenador de ciclos fará atendimento individualizado ao aluno, depois de esgotadas todas as possibilidades de resolver as dificuldades pelo professor regente.
O profissional da educação na função de coordenador de ciclos tem por competência mapear o processo ensino/aprendizagem dos alunos e, com o coletivo de professores proporem situações de intervenção pedagógica para assegurar a aprendizagem dos educandos.
Além disso caberá a ele:
- Investigar o processo de construção de conhecimento e de desenvolvimento do educando e atuar a partir dos dados e aspectos encontrados nessas investigações;
Atender preferencialmente os alunos que apresentarem dificuldades na aprendizagem em horário oposto ao que estudam, ou no turno de acordo com a necessidade da escola e do aluno.
- Registrar as atividades desenvolvidas na sala de apoio, a freqüência dos diferentes grupos e os avanços na ficha de desenvolvimento do educando;
- Proporcionar diferentes vivências educativas e cidadãs visando o resgate da auto-estima, a identidade cultural, a integração no ambiente escolar e a construção do conhecimento;
- Criar estratégia de atendimento educacional complementar integrada as atividades desenvolvidas pelo regente;
- Utilizar os mais diferenciados mecanismos existentes na escola e criar metodologias alternativas que venham de encontro com a necessidade dos educandos;
- Participar das reuniões pedagógicas e horas atividades dos professores regentes, planejando com eles as intervenções necessárias para cada grupo de alunos, bem como participar das reuniões com os pais e conselho de classe.
- Elaborar projetos de intervenções pedagógicas que atendam as necessidades dos educandos.
12.6- Do Auxiliar Administrativo
Cabe ao Auxiliar administrativo, auxiliar na escrituração, arquivo, protocolo, estatística, atas, transferências escolares, boletins, relatórios relativos das secretarias escolares; assistência e/ou administração dos serviços de almoxarifado, dos serviços de planejamento e orçamentários e dos serviços financeiros e executar outras atividades correlatas.
12.7 -Do Técnico de Multimeios Didático
Ao Técnico de Multimeios Didáticos, cabe as seguintes funções: organizar, controlar e operar quaisquer aparelhos eletrônicos tais como: mimeógrafo, televisor, projetor de slides, computador, calculadora, fotocopiadora, retroprojetor, bem como outros recursos didáticos de uso especial, atuando ainda, na orientação dos trabalhos de leitura nas bibliotecas escolares, laboratórios e salas de ciências;
12.8 -Da Merendeira
As principais atividades desenvolvidas pela merendeira são: preparar os alimentos que compõem a merenda, manter a limpeza e a organização do local, em especial a cozinha ou correlata a ela, dos materiais e dos equipamentos necessários ao refeitório e a cozinha, manter a higiene, a organização e o controle dos insumos utilizados na preparação da merenda e das demais refeições e auxiliar na limpeza em geral quando possível. Executar os serviços que sejam determinados pelos superiores. Atender aos cidadãos que se dirigirem à suas pessoas prestando as informações solicitadas com educação, encaminhando para quem possa melhor atendê-lo.
12.9 -Da Auxiliar de Serviços Gerais
As principais atividades desenvolvidas pela auxiliar de serviços gerais são: primar pela ordem no local de trabalho, mantendo a higienização em todo o âmbito das unidades escolares, auxiliando as merendeiras quando possível. Atender a todos que se dirigirem as suas pessoas principalmente os alunos prestando as informações solicitadas com atenção, encaminhando para quem possa melhor atende-lo. Execução de pequenos reparos de modo geral e auxiliar os serviços de jardinagem e horta. Comunicar os gestores das unidades escolares todas as situações de riscos a integridade físicas das pessoas e do patrimônio público.
12.10- Da Zeladora
Cabe à zeladora:
- executar trabalhos externos, braçais ou não desde que não exija especialização;
- executar os serviços que sejam determinados pelo superior, primando pela ordem no local de trabalho, mantendo a ética e apresentação;
- atender aos cidadãos que dirigem as sua pessoa prestando as informações solicitadas com educação, encaminhando para quem melhor possa atender;
- executar pequenos reparos em utensílios sempre que estes venham necessitar;
- executar limpeza de capina ao redor da escola;
- varrer, lavar e remover o lixo;
- manejar instrumentos e ferramentas necessários aos cuidados da horta e jardinagem;
- executar serviços de jardinagem, horta, reparos e manutenção que não exija formação especializada;
- participar, obrigatoriamente de cursos de aperfeiçoamento, atualização, capacitação, correlatas as suas funções;
- responsabilizar-se pela manutenção e conservação do equipamento utilizado;
- executar outras atividades correlatas.
12.11- Dos Vigilantes
Ao vigilante cabe as seguintes funções: fazer a vigilância das áreas internas e externas da unidade escolar e órgão central, comunicar ao Gestor da unidade escolar todas as situações de risco à integridade física das pessoas e do patrimônio público, exercer vigilância em todo o âmbito escolar e órgão central, realizando rondas de inspeção várias vezes durante o seu horário de trabalho adotando providências tendentes a evitar roubos, incêndios, danificação dos equipamentos e patrimônio público em geral sob sua guarda. Controlar a entrada e saída de pessoas e veículo do ambiente de trabalho.
12.12 Da Secretária
Cabe à Secretária Escolar:
· A responsabilidade básica de planejamento, organização, coordenação, controle e avaliação de todas as atividades pertinentes à secretaria e sua execução;
· Participar da elaboração do Plano de Desenvolvimento Escolar;
· Participar juntamente com os Técnicos Administrativos Educacional, da programação das atividades da Secretaria, mantendo-a articulada com as demais programações da Escola;
· Atribuir tarefas aos Técnicos Administrativos, orientando e controlando as atividades de registro e escrituração, assegurando o cumprimento de normas e prazos relativos ao processamento de dados determinados pelos órgãos competentes;
· Verificar a regularidade da documentação referente à matrícula, adaptação, transferência de alunos, encaminhando os casos especiais à deliberação do Gestor.
· Atender, providenciar o levantamento e encaminhamento aos órgãos competentes de dados e informações educacionais;
· Elaborar e providenciar a divulgação de editais, comunicados e instruções relativas às atividades;
· Elaborar relatórios das atividades da Secretaria e colaborar na elaboração do relatório anual da escola;
· Cumprir e fazer cumprir as determinações do Diretor (a), do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar e dos órgãos competentes;
· Assinar, juntamente com o Diretor(a), todos os documentos escolares destinados aos alunos;
· Facilitar e prestar todas as informações solicitadas aos representantes da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação sobre o exame de livros, escrituração e documentação relativa à vida escolar dos alunos e vida funcional dos servidores e, fornecer-lhes todos os elementos que necessitarem para seus relatórios, nos prazos devidos;
· Fornecer informações aos professores sobre lista de presença dos alunos, e situação quanto da vida escolar do aluno (transferência, faltas, etc.)
· Redigir as correspondências oficiais da escola;
· Dialogar com o Diretor (a) sobre assunto que diga respeito à melhoria do andamento de seu serviço;
· Não permitir a presença, no local de trabalho, de pessoas estranhas ao serviço da secretaria;
· Tomar as providências necessárias para manter a atualização dos serviços pertinentes ao estabelecimento;
· Fazer a distribuição de serviços aos técnicos administrativos educacionais;
· Tabular os dados dos rendimentos escolares, em conformidade ao processo de recuperação e no final de cada ano letivo.
· Executar outras atividades correlatas.
13 -REGIME DE FUNCIONAMENTO
A Escola Municipal “São Pedro” oferece Ciclo de Formação Humana com atendimento a Educação Infantil, (Pré-Escola) e Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) nos turnos: matutino das 07h. ás 11h e vespertino das 13h ás 17h, com 200 dias letivos e carga horária mínima de oitocentos (800) horas anuais.
Desde outubro de 2011, a escola atende 250 alunos em período integral, com o Programa Mais Educação do Governo Federal. Com este projeto, estes alunos beneficiados são atendidos de segunda a sexta, com uma carga horária de 42.5 horas semanais. Para 2012 a proposta é atender cerca de 300 alunos.
13.1- Educação Infantil
Na Constituição do Brasil Seção I – da Educação em seu artigo (205) destaca que: A educação direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Já na LDB – Diretrizes e Bases da Educação Nacional – lei 9394/96 em seu art. 29 regulamenta a Educação Infantil, definindo-a como a primeira etapa da educação básica. Tendo por finalidade o desenvolvimento integral da criança até os 6 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
A lei também estabelece que a Educação Infantil será oferecida em creches, para crianças de até 3 anos, e em pré-escolas, para crianças de 4 a 6 anos.
A Escola São Pedro atende crianças da Educação Infantil de 04 e 05 anos de idade com uma proposta pedagógica com atividades essencialmente lúdicas, prazerosas, fundadas nas mais variadas experiências e no prazer de descobrir a vida, colocando as crianças em contato com uma variedade de estímulos e experiências que propiciem a ela seu desenvolvimento integral. Essas ações são desenvolvidas e fundamentadas numa concepção interdisciplinar e totalizadora. As ações desenvolvidas fundamentam-se nos seguintes princípios:
1) Educação ativa e relacionada com os interesses, necessidades e potencialidades da criança;
2) Ênfase na aprendizagem através da resolução de problemas;
3) Ação educativa ligada à vida e não entendida como preparação para a vida;
4) Incentivo da solidariedade e não da concorrência.
Os professores que atuam na educação infantil precisam ser comprometidos com a prática educacional, capaz de responder as demandas familiares e das crianças, assim como as questões especificas relativas aos cuidados e aprendizagens infantis. Além disso, o professor deve preparar-se para ser um pesquisador capaz de avaliar as muitas formas de aprendizagens que estimula em prática cotidiana, as interações por ele construídas com as crianças e com as famílias em situações especificas.
13.2- Ensino Fundamental
O Ensino Fundamental, tem por objetivo a formação básica do cidadão mediante:
· O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos
o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
· A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da
tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
· O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a
aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
· O fortalecimento dos vínculos da família, dos laços de solidariedade humana e a tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
O Ensino fundamental é ofertado nos períodos matutino e vespertino com carga horária mínima de 800 horas e 200 dias letivos.
A organização do Currículo Escolar de cada nível de ensino é feita na forma de Plano de Estudos, conforme legislação vigente, constituindo-se na expressão concreta do Projeto Pedagógico. São elaborados pelos professores coordenados pelo Coordenador Pedagógico.
A metodologia de ensino adotada considera o lúdico e o afeto como elementos facilitadores da aprendizagem, respeitada a faixa etária.Respeita a individualidade e os estágios de desenvolvimento de cada educando, atendendo as diferenças individuais. Fundamenta-se nos princípios éticos, políticos e estéticos.Considera, o aluno, sujeito do processo de aprendizagem, atuando, o professor, como animador e facilitador para que o aluno se aproprie dos conhecimentos;
A intervenção do professor é democrática, no papel de condutor, e mediador das aprendizagens dos alunos e respeita as autorias de cada um.
13.3- Educação Integral
No ano de 2011 a escola São Pedro foi contemplada com o Programa Mais Educação do Governo Federal, programa este que tem como objetivo, diminuir as desigualdades educacionais
por meio da jornada escolar.
Os critérios adotados para definição do público, são os seguintes indicadores:
- estudantes que estão em situação de risco, vulnerabilidade social e sem assistência;
- estudantes em defasagem série/idade;
- estudantes das séries finais da 1ª fase do ensino fundamental (4º / 5º anos), nas quais há uma maior evasão na transição para a 2ª fase;
- estudantes das séries finais da 2ª fase do ensino fundamental (8º e/ou 9º anos), nas quais há um alto índice de abandono;
- − estudantes de séries onde são detectados índices de evasão e/ou repetência.
Este Programa atende em período integral 250 alunos matriculados nesta Unidade Escolar com o intuito de fazer com que os alunos permaneçam mais tempo na escola, retirando-os de situações de risco como o uso de drogas e prostituição. Além disso, vai oportunizar aos alunos atividades que promovem o desenvolvimento de atividades intelectuais, psicomotora e profissional.
O Programa é desenvolvido nos dois turnos de funcionamento e os alunos participam das oficinas desenvolvendo atividades diversas como:
- Manicure;
- Bordado;
- Pintura;
- Aulas de violão;
- Xadrez;
- Jornal escolar;
- Letramento;
- Karatê;
- Atividades esportivas
- Trabalhos com a horta escolar;
- Dança; e
- Informática;
As turmas são divididas de acordo com a idade para facilitar o desenvolvimento das atividades.
13.3.1- Horário de Funcionamento:
PERIODO MATUTINO:
8:30 CAFÉ DA MANHÃ
DAS 9:00h ÁS 11:00h desenvolvimento das oficinas
Das 11:00h às 13:00h período de banho e almoço
PERIODO VESPERTINO
Das13:00h às 15:00h desenvolvimento das oficinas
Das15:00h às 15:30 lanche
O programa é mantido com verbas do FNDE que destina recursos para aquisição de bens materiais e serviço, bens de consumo, e ressarcimento de monitores.
Além disso, a Secretaria Municipal de Educação tem a sua contrapartida cedendo uma coordenadora Municipal, uma coordenadora na escola, uma auxiliar de serviços e gerais e duas merendeiras, para atender as necessidades do programa.
13.4 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
A Educação Especial, como modalidade da educação escolar, organiza-se de modo a considerar uma aproximação sucessiva dos pressupostos e da prática pedagógica social da educação inclusiva, a fim de cumprir os seguintes dispositivos legais e político-filosóficos:
· Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência;
· Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;
13.4.1-Atendimento Educacional Especializado:
O atendimento educacional especializado na sala de recursos multifuncionais se caracteriza por ser uma ação do sistema de ensino no sentido de acolher a diversidade ao longo do processo educativo, constituindo-se num serviço disponibilizado pela escola para oferecer o suporte necessário às necessidades educacionais especiais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento.
O atendimento educacional especializado constitui parte diversificada do currículo dos alunos com necessidades educacionais especiais, organizado institucionalmente para apoiar, complementar e suplementar os serviços educacionais comuns. Dentre as atividades curriculares específicas desenvolvidas no atendimento educacional especializado em salas de recursos se destacam: o ensino de Libras, o sistema Braille e o Soroban, a comunicação alternativa, o enriquecimento curricular, dentre outros.
Além do atendimento educacional especializado realizado em salas de recursos, algumas atividades ou recursos devem ser disponibilizados dentro da própria classe comum, como, por exemplo, os serviços de tradutor e intérprete de Libras e a disponibilidade das ajudas técnicas e tecnologias assistivas, entre outros.
Nesse sentido, o atendimento educacional especializado não pode ser confundido com atividades de mera repetição de conteúdos Programáticos desenvolvidos na sala de aula, mas devem constituir um conjunto de procedimentos específicos mediadores do processo de apropriação e produção de conhecimentos.
13.4.2-Objetivos
· Apoiar os professores que têm na sala comum alunos com necessidades educativas especiais, bem como atender esses na sala para aprimorar o seu processo de ensino aprendizagem, sanando dificuldades das séries anteriores.
· Auxiliar os professores em busca de alternativas para realizar um bom trabalho aos alunos com NEE.
· Atender individualmente os alunos com NEE para melhorar o seu desempenho em sala de aula;
· Identificar as potencialidades de cada aluno.
· Realizar um trabalho coletivo com todo grupo escolar para que se efetive a inclusão.
· Produzir recursos pedagógicos considerando as necessidades específicas dos alunos.
13.4.3- Justificativa:
Cada vez mais estamos recebendo um número considerado de alunos com necessidades educativas especiais. Vendo isso é que nos surgiu a necessidade de iniciarmos um trabalho de atendimento educacional especializado, tendo em vista que a Constituição Federal de 1988, o artigo 205 prevê o direito de todos à educação e o artigo 208 ao atendimento educacional especializado, e a inclusão escolar, fundamentada na atenção à diversidade, exigindo mudanças estruturais nas escolas comuns e especiais. Além disso, a escola foi contemplada pelo MEC com uma sala multifuncional com equipamentos necessários ao desenvolvimento das atividades.
13.4.4-Ingresso:
Para o ingresso na Sala Multifuncional o aluno deve:
-Estar matriculado e freqüentando o Ensino Fundamental, na classe comum das séries iniciais e finais, podendo o serviço estender-se a alunos de escolas próximas nas quais ainda não exista esse atendimento.
-Ter sido submetido à avaliação psicoeducacional no contexto escolar, realizada inicialmente pelo professor da classe comum, com apoio do professor especializado e/ou da equipe pedagógica da escola e, complementada por psicólogo e outros profissionais (neurologista ou psiquiatra).
-Quando o aluno da Sala Multifuncional freqüentar a classe comum em outro estabelecimento deverá apresentar relatório da avaliação pedagógica e declaração de matrícula deste.
13.4.5- Organização:
O aluno deverá ser atendido individualmente ou em grupo de até 03 alunos segundo cronograma preestabelecido.
O aluno deverá receber atendimento de acordo com as suas necessidades, uma vez por semana durante 4 horas diárias.
O horário de atendimento deverá ser em período contrário àquele em que o aluno está matriculado na classe comum, ou de acordo com a necessidade da Unidade Escolar.
Os grupos de alunos em atendimento serão organizados preferencialmente por faixa etária e/ou conforme necessidades pedagógicas semelhantes.
O cronograma de atendimento deverá ser elaborado pelo professor da Sala Multifuncional, junto com o professor da classe comum e equipe pedagógica da escola, em consonância com a indicação dos procedimentos de intervenção pedagógica que constam no relatório da avaliação psicoeducacional realizada no contexto escolar.
O período para o encontro entre o professor da Sala Multifuncional, o professor da classe comum e a equipe pedagógica da escola em que o aluno freqüenta a classe comum será nas reuniões pedagógicas e horário de hora atividade.
O professor da Sala Multifuncional deverá realizar:
-o controle de freqüência dos alunos, em formulário próprio elaborado pela escola;
-contato periódico com o professor da classe comum, com a equipe pedagógica da escola, com a família e com os profissionais dos atendimentos complementares (psicológicos, psiquiatras, neurologistas, e outros) para orientação e acompanhamento do desenvolvimento do aluno.
13.4.6- Perfil do professor
O professor da sala de recursos multifuncionais tem como atribuições:
• atuar, como docente, nas atividades de complementação ou suplementação curricular específica que constituem o atendimento educacional especializado dos alunos com necessidades educacionais especiais;
• atuar de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso do aluno com necessidades educacionais especiais ao currículo e a sua interação no grupo;
• promover as condições para a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais em todas as atividades da escola;
• orientar as famílias para o seu envolvimento e a sua participação no processo educacional;
• informar a comunidade escolar acerca da legislação e normas educacionais vigentes que asseguram a inclusão educacional;
• participar do processo de identificação e tomada de decisões acerca do atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos;
• preparar material específico para uso dos alunos na sala de recursos;
• orientar a elaboração de materiais didático-pedagógicos que possam ser utilizados pelos alunos nas classes comuns do ensino regular;
• indicar e orientar o uso de equipamentos e materiais específicos e de outros recursos existentes na família e na comunidade;
• articular, com gestores e professores, para que o projeto pedagógico da instituição de ensino se organize coletivamente numa perspectiva de educação inclusiva.
13.4.7-Sugestões de Materiais e Recursos:
• atuar, como docente, nas atividades de complementação ou suplementação curricular específica que constituem o atendimento educacional especializado dos alunos com necessidades educacionais especiais;
• atuar de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso do aluno com necessidades educacionais especiais ao currículo e a sua interação no grupo;
• promover as condições para a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais em todas as atividades da escola;
• orientar as famílias para o seu envolvimento e a sua participação no processo educacional;
• informar a comunidade escolar acerca da legislação e normas educacionais vigentes que asseguram a inclusão educacional;
• participar do processo de identificação e tomada de decisões acerca do atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos;
• preparar material específico para uso dos alunos na sala de recursos;
• orientar a elaboração de materiais didático-pedagógicos que possam ser utilizados pelos alunos nas classes comuns do ensino regular;
• indicar e orientar o uso de equipamentos e materiais específicos e de outros recursos existentes na família e na comunidade;
• articular, com gestores e professores, para que o projeto pedagógico da instituição de ensino se organize coletivamente numa perspectiva de educação inclusiva.
13.4.7-Sugestões de Materiais e Recursos:
Entre a grande variedade de materiais e recursos pedagógicos que podem ser utilizados para o trabalho na sala de recursos multifuncionais, destacam-se:
• jogos pedagógicos que valorizam os aspectos lúdicos, a criatividade e o desenvolvimento de estratégias de lógica e pensamento. Os jogos e materiais pedagógicos podem ser confeccionados pelo professor da sala de recursos e devem obedecer a critérios de tamanho, espessura, peso e cor, de acordo com a habilidade motora e sensorial do aluno. São muito úteis as sucatas, folhas coloridas, fotos e gravuras, velcro, ímãs, etc;
• jogos pedagógicos adaptados para atender às necessidades educacionais especiais dos alunos, como aqueles confeccionados com simbologia gráfica, utilizada nas pranchas de comunicação correspondentes à atividade proposta pelo professor, ou ainda aqueles que têm peças grandes, de fácil manejo, que contemplam vários temas e desafios para escrita, cálculo, ciências, geografia, história e outros;
• livros didáticos e paradidáticos impressos em letra ampliada, em Braille, digitais em Libras, com simbologia gráfica e pranchas de comunicação temáticas correspondentes à atividade proposta pelo professor; livros de histórias virtuais, livros falados, livros de histórias adaptados com velcro e com separador de páginas, dicionário trilíngüe: Libras/ Português/Inglês e outros;
• recursos específicos como reglete, punção, soroban, guia de assinatura, material para desenho adaptado, lupa manual, calculadora sonora, caderno de pauta ampliada, caneta ponta porosa, engrossadores de lápis e pincéis, suporte para livro (plano inclinado), tesoura adaptada, softwares, brinquedos e miniaturas para o desenvolvimento da linguagem, reconhecimento de formas e atividades de vida diária, e outros materiais relativos ao desenvolvimento do processo educacional;
• mobiliários adaptados, tais como: mesa com recorte, ajuste de altura e ângulo do tampo; cadeiras com ajustes para controle de tronco e cabeça do aluno, apoio de pés, regulagem da inclinação do assento com rodas, quando necessário; tapetes antiderrapantes para o não descolamento das cadeiras.
13.4.8-Recursos humanos:
Considerando a diversidade do alunado, os serviços de apoio especializados deverá oferecer atendimento educacional com professor especializado, complementado, quando necessário, por atendimento multiprofissional, visando atender as necessidades do professor da equipe pedagógica, do aluno e de sua família.
13.4.9-Aspectos Pedagógicos:
O trabalho pedagógico deve ser sistemático, mediante: trabalho em pequenos grupos e/ou individualizado quando necessário cronograma de atendimento com vistas ao progresso global, adoção de estratégias funcionais na busca de alternativas para potencializar o cognitivo, emocional, social, motor e / ou neurológico.
O trabalho a ser desenvolvido na sala multifuncional deverá partir dos interesses, necessidades e dificuldades de aprendizagem específicos de cada aluno, oferecendo subsídios pedagógicos, contribuindo para a aprendizagem dos conteúdos na classe comum e, utilizando-se ainda, de metodologias e estratégias diferenciadas.
O professor da sala multifuncional deverá apoiar e orientar o professor da classe comum quanto às adaptações curriculares, avaliativas e metodológicas que poderão ser desenvolvidas na sala de aula, a fim de um melhor atendimento aos alunos com necessidades educativas especiais.
O trabalho desenvolvido na sala multifuncional deve oportunizar autonomia, independência, e valorização das ideias dos alunos, desafiando-os a empreenderem o planejamento de suas atividades.
A sala multifuncional é o local de apoio, estimulo ao crescimento, desenvolvimento e busca do saber, não é local para realização de atividades de reforço escolar.
A proposta pedagógica da sala multifuncional deve levar em conta a complexidade e seriedade das necessidades do atendimento aos alunos com doenças mentais, bem como dos aspectos referentes á prevenção, reabilitação e a cooperação sistemática dos que intervém no processo, tais como: o individuo, a família, a rede de serviços de saúde mental e a comunidade.
O professor da sala multifuncional deverá elaborar um planejamento pedagógico para cada aluno, de forma a atender as intervenções pedagógicas sugeridas na avaliação de ingresso.
13.4.10-Avaliação:
O acompanhamento pedagógico do aluno deverá ser registrado semestralmente, deverão ser registrados os avanços e situações que ocorreram nesse período.
O aluno frequentará a sala multifuncional pelo tempo necessário para a superação das dificuldades e obtenção de êxito no processo de aprendizagem na classe comum.
14- DISTORÇÃO IDADE/ANO
No ano de 2011 a Escola São Pedro iniciou o processo de correção da distorção idade/ano, objetivando diminuir a quantidade de alunos com idade defasada, obedecendo a legislação vigente.
14.1- Critérios de Enturmação
As turmas são organizadas de forma heterogêneas, sem segregação e remanejamento obedecendo as leis vigentes quanto a idade/ano e a quantidade de alunos por turma, assegurando ao educando a participação num processo interativo, contínuo, dinâmico e global.
Enturmação:
· Educação Infantil ñ 04 anos;
· Educação Infantil ñ 05 anos;
· 1º Ano 06 anos;
· 2º Ano 07 anos;
· 3º Ano 08 anos;
· 4º Ano 09 a 10 anos;
· 5º Ano 10 a 11 anos;
· 6º Ano 11 a 12 anos;
· 7º Ano 12 a 13 anos;
· 8º Ano 13 a 14 anos;
· 9º Ano 14 a 15 anos;
Números de alunos por turma:
Educação Infantil
· A) de 2 a 3 anos: 15 a 20 alunos por turma – (01) um professor.
· B) de 4 a 5 anos: 15 a 20 alunos por turma – (01) um professor.
Ensino Fundamental de 09(nove) anos
· a) 1º ano - de 20 (vinte) a 25 (vinte e cinco) alunos.
· b) 2º e 3º ano – de 20 (vinte) a 25 (vinte e cinco) alunos.
· c) 4º e 5º ano – de 23(vinte e três) a 25 (vinte e cinco) alunos.
· d) 6º ano – de 23(vinte e três) a 25 (vinte e cinco) alunos.
· 7º ao 9º ano – de 25 (vinte e cinco) a 30 (trinta) alunos.
15- AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A avaliação deve ser contínua e progressiva, devendo o professor acompanhar o desenvolvimento do aluno durante todo o processo de aprendizagem e considerar seus avanços e conquistas. As dificuldades devem ser logo percebidas para serem trabalhadas de forma a serem superadas. A avaliação tem um caráter diagnóstico e deve ser realizada concomitante ao processo, de forma analítica e descritiva, em anotações diárias no seu caderno de campo, fichas avaliativas, atividades escritas avaliativas e transformando as mesmas em conceitos para registro nos diários.
A avaliação deve ser para o aluno, um instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades.
Portanto, alunos e professores, tendo clareza dos objetivos e dos resultados obtidos nos trabalhos realizados, planejarão formas alternativas de suprir falhas diagnosticadas em relação ao cumprimento destes objetivos, como por exemplo; atividades diversificadas para atendimento às necessidades diferenciadas de alunos ou grupos de alunos, em classe. Este trabalho pode ser acompanhado por alunos da própria classe, que apresentarem maior domínio do tema abordado, pelo professor, pelo estagiário ou através de orientações de estudo, ocupando tempos e espaços definidos coletivamente (início ou final da aula, biblioteca e outros). Uma concepção desse tipo pressupõe considerar tanto o processo que o aluno desenvolve ao aprender como o produto alcançado e que a avaliação se aplique não apenas ao aluno, considerando as expectativas de aprendizagem, mais às condições oferecidas para que isso ocorra, pois se não há aprendizagem esperada significa que o ensino não cumpriu sua finalidade: a de fazer aprender.
A avaliação de um modo geral como também a sua assiduidade, obedecerá aos critérios estabelecidos em Regimento Escolar.
16- ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A Escola Municipal “São Pedro” mantém o Ciclo de formação humana com os cursos: de Educação Infantil, Ensino Fundamental, com sistema de ensino ciclado do 1º ano até o 9º ano do Ensino Fundamental de 09 anos, em regime de externato com 200 dias letivos e carga horária mínima de oitocentos (800) horas anuais, organizado de acordo com a legislação em vigor, em observância as decisões baixadas pelas Secretarias de Educação Municipal, Estadual e Federal.
· A organização curricular consiste em escolha dos conteúdos, matriz curricular, calendário escolar, carga horária de disciplina e metodologias de ensino que garantam a aprendizagem do aluno com respeito às diferenças sociais e culturais e ao processo de aprendizagem de cada um.
· As classes são organizadas de acordo com as conveniências pedagógicas e as normas administrativas da escola.
· A metodologia educacional deve estar de acordo com a realidade da escola, levando-se em conta as necessidades e as condições individuais do educando, os recursos humanos, materiais disponíveis deste Estabelecimento de Ensino.
· As modificações na estrutura do ensino podem entrar em vigor no mesmo ano em caráter experimental, desde que o estabelecimento tenha condições de fornecer subsídios ao andamento do projeto e este não ofereça prejuízos à aprendizagem do aluno.
· Os projetos de complemento curricular serão elaborados pela unidade escolar respeitando sua realidade e com horário definido pela mesma.
· Os programas de ensino são elaborados bimestralmente e semestralmente pela coordenadora pedagógica e professores.
· Os programas devem ser flexíveis, claros e objetivos, devendo conter todas as instruções indispensáveis ao bom andamento dos trabalhos escolares.
17- PROPOSTA CURRICULAR
A proposta pedagógica da Escola Municipal São Pedro leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, e o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN.
No Ensino Fundamental, a proposta pedagógica da Escola privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização.
Na Educação infantil ou Pré Escola as crianças são estimuladas através de atividades lúdicas e jogos a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização.
17.1- Ensino Fundamental
O Ensino Fundamental deve estar comprometido com a democracia e a cidadania. Nesse sentido, baseados no texto da Constituição de 88, os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs orientam a escola quanto aos princípios gerais que visam à consecução das seguintes metas:
- respeito aos direitos humanos e exclusão de qualquer tipo de discriminação, nas relações interpessoais, públicas e privadas;
- igualdade de direitos, de forma a garantir a equidade em todos os níveis;
- participação como elemento fundamental à democracia;
- co-responsabilidde pela vida social como compromisso individual e coletivo.
A LDB 9.394/96 tem na cidadania seu eixo orientador e se compromete com valores e conhecimentos que viabilizam a participação efetiva do aluno na vida social; em função disso, são 3 nossas diretrizes de ensino:
- posicionamento em relação às questões sociais e visão da tarefa educativa como intervenção intencional no presente;
- tratamento de valores como conceitos reais, inseridos no contexto do cotidiano;
- inclusão dessas perspectivas no ensino dos diversos conteúdos escolares.
A inclusão de temas sócio-culturais no currículo transcende o âmbito das diversas disciplinas e corresponde aos Temas Transversais, preconizados pelos PCNs pra o Ensino fundamental e que se caracterizam por:
-urgência social;
- abrangência nacional;
- possibilidade de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental;
- favorecimento na compreensão da realidade social.
O Ensino Fundamental deve estar comprometido com a democracia e a cidadania. Nesse sentido, baseados no texto da Constituição de 88, os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs orientam a escola quanto aos princípios gerais que visam à consecução das seguintes metas:
- respeito aos direitos humanos e exclusão de qualquer tipo de discriminação, nas relações interpessoais, públicas e privadas;
- igualdade de direitos, de forma a garantir a equidade em todos os níveis;
- participação como elemento fundamental à democracia;
- co-responsabilidde pela vida social como compromisso individual e coletivo.
A LDB 9.394/96 tem na cidadania seu eixo orientador e se compromete com valores e conhecimentos que viabilizam a participação efetiva do aluno na vida social; em função disso, são 3 nossas diretrizes de ensino:
- posicionamento em relação às questões sociais e visão da tarefa educativa como intervenção intencional no presente;
- tratamento de valores como conceitos reais, inseridos no contexto do cotidiano;
- inclusão dessas perspectivas no ensino dos diversos conteúdos escolares.
A inclusão de temas sócio-culturais no currículo transcende o âmbito das diversas disciplinas e corresponde aos Temas Transversais, preconizados pelos PCNs pra o Ensino fundamental e que se caracterizam por:
-urgência social;
- abrangência nacional;
- possibilidade de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental;
- favorecimento na compreensão da realidade social.
Na forma de:
- ética;
- diversidade cultural;
- meio-ambiente;
- saúde;
- orientação sexual;
- trabalho e consumo;
Os temas locais, Serão agregados, sempre que possível, à temáticas que evidenciem os contextos da comunidade onde Escola está inserida.
- ética;
- diversidade cultural;
- meio-ambiente;
- saúde;
- orientação sexual;
- trabalho e consumo;
Os temas locais, Serão agregados, sempre que possível, à temáticas que evidenciem os contextos da comunidade onde Escola está inserida.
Objetivos gerais para o aluno
- domínio de corpo de conhecimentos acadêmicos;
- aquisição de habilidades para a vida de trabalho;
- aquisição de capacidade de tomar decisões e posições, a partir de análises;
- aquisição de habilidades de síntese e aplicação de conhecimentos;
- compreensão e uso de tecnologias;
- formação de juízos de valor a partir da vivência no ambiente social;
- aquisição de leitura e escrita e uso competente de tais habilidades;
- cooperação individual e coletiva em situações particulares, locais e globais;
- compreensão de deveres e direitos de cidadania.
- domínio de corpo de conhecimentos acadêmicos;
- aquisição de habilidades para a vida de trabalho;
- aquisição de capacidade de tomar decisões e posições, a partir de análises;
- aquisição de habilidades de síntese e aplicação de conhecimentos;
- compreensão e uso de tecnologias;
- formação de juízos de valor a partir da vivência no ambiente social;
- aquisição de leitura e escrita e uso competente de tais habilidades;
- cooperação individual e coletiva em situações particulares, locais e globais;
- compreensão de deveres e direitos de cidadania.
O currículo escolar valorizará, ainda, as seguintes atividades:
- estudos do meio;
- eventos cívicos e comemorativos;
- viagens de integração e socialização;
- visitas a exposições, mostras culturais e eventos.
Os alunos contarão com um laboratório de informática cuja finalidade é a obtenção de competências e habilidades no uso do computador como instrumento de estudo, pesquisa e trabalho.
- estudos do meio;
- eventos cívicos e comemorativos;
- viagens de integração e socialização;
- visitas a exposições, mostras culturais e eventos.
Os alunos contarão com um laboratório de informática cuja finalidade é a obtenção de competências e habilidades no uso do computador como instrumento de estudo, pesquisa e trabalho.
Avaliação
As práticas de avaliação serão, primordialmente, observacionais, com ênfase na avaliação qualitativa sobre a quantitativa, independentemente do critério de atribuição de notas ou conceitos.
Os professores utilizarão fichas individuais de acompanhamento e observação dos alunos, com os itens a serem preenchidos e condizentes com os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais desenvolvidos.
17.2- Educação Infantil
A educação Infantil é ofertada nos períodos matutino ( 04 anos) e vespertino (05 anos) pois a estrutura física da escola não nos possibilita atender mais que uma turma por período e a quantidade de aluno por turma obedece a legislação vigente.
Como proposta curricular acreditamos que para que a criança tenha um pleno desenvolvimento é necessário:
- Proporcionar à sala um ambiente alfabetizador.
- Levar o aluno a perceber que tudo que imaginamos, pensamos e falamos pode ser escrito.
- Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas.
- Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário.
- Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor.
- Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional.
- Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano.
- Escolher os livros para ler e apreciar.
- Incentivar a produção de textos individuais e/ ou coletivos ditados oralmente ao professor para diversos fins.
- Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
- Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa.
- Participação em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas ideias e pontos de vista.
- Reconto de histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem ajuda do professor.
- Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como trava-línguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.
- Explorar e identificar elementos da música para que se expresse interagindo com os outros e ampliando o seu conhecimento de mundo.
- Expressar através das improvisações, composições e interpretações musicais as sensações, sentimentos e pensamentos.
- Reconhecer e utilizar em contextos musicais as diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura, duração, intensidade e timbre.
- Desenvolver a memória musical através de repertório de canções bem como a participação em jogos e brincadeiras envolvendo dança e improvisação musical.
- Oportunizar escuta de diversos gêneros musicais, estilos, épocas e culturas brasileiras e de outros povos proporcionando informações sobre as obras ouvidas e seus compositores.
- Reconhecer os elementos musicais básicos como frases, partes e forma.
Além disso, são trabalhados ainda outros princípios básicos como:
- Higiene pessoal-conhecimento e valorização de seu corpo, autoestima.
- Brincadeiras e jogos coletivos ou individuais (respeito ao outro), conhecimento de limites e regras, socialização, diversidade cultural etc.
- Hora do lanche – fraternidade, agradecimentos pelos alimentos, pela vida, repartir, ser solidário etc.
- Observação dos fenômenos naturais – a beleza de um dia de sol, o aconchego, a vida que traz a chuva etc.
- Passeios para observar a natureza e a paisagem – criação de Deus, beleza da criança, proteção e preservação da natureza e da vida etc.
- Eventos festivos e comemorações – integração das famílias, valorização da comunidade e sua cultura etc.
Devemos desde cedo salientar que as crianças podem aprender questões morais, tais como respeito pela propriedade, orientações para não machucar os outros e para ajudar vítimas de agressões. O objetivo e que as crianças se tornem envolvidas com questões morais de suas classes. Deseja-se que elas reconheçam a injustiça quando a veem, que prefiram o justo ao injusto e se sintam compelidos a falar contra a injustiça.
Avaliação:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, sancionada em dezembro de 1996, estabelece, na Seção II, referente à Educação Infantil, artigo 31, que: “… a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental”.
A prática de avaliação na Educação Infantil é de natureza diversa da avaliação no ensino fundamental. Pode-se utilizar métodos diferentes, pelos quais se registram observações feitas. Porém, a escrita é, certamente, o mais comum e o mais acessível. O registro, as observações e as impressões diárias em muito contribuirão para o planejamento educativo.
Os pais, como partícipes desse processo, têm o direito e o dever de acompanhar todo o desenvolvimento da aprendizagem de seus filhos, como os avanços, as conquistas ou eventuais dificuldades, a fim de compreender todo o processo educativo, seus objetivos e as ações desenvolvidas pela instituição.
18- DO CORPO DOCENTE
O corpo docente da Escola Municipal “São Pedro” é formado por todos os professores da Unidade Escolar, que além de suas atividades regulamentares, são agentes ativos na gestão da escola, com a incumbência de participar da elaboração da proposta pedagógica da escola; elaborar e cumprir o plano de trabalho; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ministrar os dias letivos e horas/aulas estabelecidos, e colaborar com as atividades de articulação da escola, com as famílias e comunidade.
A lotação do corpo docente compreende o seguinte critério:
· O quadro de docentes da escola será preenchido por contagem de pontos ou permanência do professor para dar continuidade com a turma de acordo com a portaria em vigor.
18.1 Direitos e deveres do Professor
O corpo docente tem seus direitos e deveres adquiridos em Lei e os previstos em Regimento Escolar desta Unidade de ensino.
19- PENALIDADES
Aplicar-se-á ao corpo docente e administrativo, as seguintes penalidades:
· Advertência;
· Disposição de cargo (função) à Secretaria Municipal de Educação, através de ofício e relatório de ocorrência.
As penalidades aplicadas ao pessoal do corpo docente e administrativo serão feitas em conformidade com o Regimento Escolar, Estatuto do Magistério – PCCS (Plano de Cargo, Carreira e Salário) do Profissional da Educação e Plano de Cargo e Carreira do Servidor Público.
20- DO CORPO DISCENTE
O corpo discente é formado por todos os alunos regularmente matriculados neste Estabelecimento de Ensino, os quais têm seus direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e deveres penalidades, estabelecidos em Regimento desta Unidade Escolar.
21-DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Os casos omissos neste projeto são resolvidos pelo diretor (a) ouvido a Secretária Municipal de Educação e Cultura e Assessoria Pedagógica.
22-DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Incorporam-se a este projeto as determinações oriundas de disposições legais supervenientes ou normas baixadas pelas autoridades de Ensino.
O presente projeto poderá sofrer modificações e alterações, ajustando-se a nova situações ou necessidades, com vigência após a devida aprovação pelas autoridades competentes.
O presente documento adequar-se-á a proposta educacional ao Ciclo de Formação Humana, após aprovação de um projeto específico pelas autoridades competentes.
Este projeto entrará em vigor na data de sua aprovação pelos órgãos competentes, salvo disposições em contrário.
Peixoto de Azevedo-MT, 12 de abril de 2012.
_________________________ _____________________________
Diretor (a) CDCE. da E.M.. “São Pedro
Excelente produção!
ResponderExcluir