sexta-feira, 15 de abril de 2011

PROJETO XADREZ NA ESCOLA

                                                                                 
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
SÃO PEDRO




PROJETO: XADREZ NA ESCOLA

ORGANIZADOR: PROFESSOR DAVID MARTINS VIEIRA JUNIOR







PEIXOTO DE AZEVEDO
MARÇO/2011

JUSTIFICATIVA.
Considerando que a maioria dos professores de Educação Física prefere dar ênfase as modalidades específicas como: voleibol, basquete, handebol, futsal e outros, deixando de lado o xadrez, onde o mesmo é um esporte de ordem intelectual, que objetiva proporcionar um desenvolvimento mental e social, possibilitando a resolução dos problemas do dia - a - dia.
Levando-se em consideração o fato dos professores terem a dificuldade de trabalharem a modalidade devido a grande quantidade de alunos por turma e fazendo apenas uma pequena passagem pelo xadrez e até mesmo deixando de lado, fazendo com que futuramente estes não tenham que aprender ou praticar este jogo, podendo se tornar inferior aos que o praticam desde a infância.
Portanto, sendo o xadrez uma atividade esportiva, a mesma possibilita à criança o auxílio do seu desenvolvimento tanto intelectual como motor e social.
Com isso, pretendo com este projeto, mostrar aos professores e interessados, que o xadrez não seria apenas um jogo comum, mas sim um método de firmamento intelectual e social do desenvolvimento humano infantil, contribuindo assim, no aprendizado global da criança.
Com este projeto o professor juntamente com a escola, tem interesse em incentivar o ensino e a prática do Xadrez na escola, por acreditar que essa atividade extracurricular contribui no desenvolvimento da inteligência, do raciocínio lógico, e das emoções dos seus praticantes, oportunizando assim possibilidades de êxito pessoal,acadêmico e profissional.
O xadrez mostra também que por ser um jogo de estratégia, coloca a criança em difíceis situações e que as estimula a criar imaginar e atuar como um indivíduo capacitado para solucioná-las.









OBJETIVO GERAL

Demonstrar de forma teórica e prática a importância do xadrez no ensino fundamental, podendo proporcionar um melhor aprendizado em relação às outras disciplinas e até mesmo na aplicação da atividade motora e que diante de difíceis situações, poderem tomar suas próprias decisões.


OBJETIVO ESPECÍFICO
Observar durante as aulas de xadrez, a influência do mesmo sobre o desenvolvimento de:
Atenção e a concentração;
A imaginação e antecipação;
A memória;
A paciência e o autocontrole;
A criatividade;
A inteligência;



METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido em horários opostos ao horário de aula e os alunos interessados serão atendidos na escola com turmas limitadas a no máximo 20 alunos para uma melhor compreensão do objetivo proposto.
Os alunos que fizerem parte do teatro escolar deverão apresentar um comportamento exemplar na comunidade e na escola sempre conseguindo bons resultados ao final de cada bimestre. Além disso, deverão participar sempre das reuniões e ensaios, podendo ser penalizado, caso não cumpre com estas normas.





PÚBLICO ALVO
O projeto será desenvolvido com alunos da Escola Municipal São Pedro
com idades entre de 6 a 14 anos de ambos os sexos.


ESPAÇO FÍSICO
Sala de aula disponibilizada pela própria escola equipada com mesas e cadeiras.


CRONOGRAMA
O projeto acontecerá todas as quartas feiras e terá a duração de 40 horas, onde cada aula terá duração de 02 horas semanais.


MATERIAL
Tabuleiros de Xadrez;
- Peças de Xadrez
Livros didáticos e apostilas;
- Relógios de Xadrez

AVALIAÇÃO:

Ao final do projeto, será realizado um torneio de xadrez envolvendo todos os alunos participantes do projeto, onde haverá premiação para os melhores colocados.

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