segunda-feira, 18 de abril de 2011

PROJETO ARTE NA ESCOLA


O projeto “Arte na Escola” é um projeto que tem como objetivo fazer com que os alunos permaneçam mais tempo na escola, Retirando-os de situações de risco como o uso de drogas e prostituição. Alem disso, vai oportunizar aos alunos atividades que promovem o desenvolvimento de atividades intelectuais, psicomotora e profissional.
Este projeto é desenvolvido pela escola São Pedro e conta com o apoio de todos os profissionais da escola, tendo em vista que, as oficinas são ministradas por professores e funcionários da escola, que voluntariamente, contribuem para o sucesso desse projeto. As oficinas desenvolvidas acontecem de Segunda a sexta nos períodos matutino e vespertino, atendendo alunos de ambos os sexos. As oficinas são de manicure, teatro, violão. Xadrez, karatê, pintura e bordado, onde os alunos cursistas têm a oportunidade de expor suas habilidades, ou até mesmo, aprenderem uma.
Venha você também participar deste importante projeto de Arte.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

PROJETO XADREZ NA ESCOLA

                                                                                 
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
SÃO PEDRO




PROJETO: XADREZ NA ESCOLA

ORGANIZADOR: PROFESSOR DAVID MARTINS VIEIRA JUNIOR







PEIXOTO DE AZEVEDO
MARÇO/2011

JUSTIFICATIVA.
Considerando que a maioria dos professores de Educação Física prefere dar ênfase as modalidades específicas como: voleibol, basquete, handebol, futsal e outros, deixando de lado o xadrez, onde o mesmo é um esporte de ordem intelectual, que objetiva proporcionar um desenvolvimento mental e social, possibilitando a resolução dos problemas do dia - a - dia.
Levando-se em consideração o fato dos professores terem a dificuldade de trabalharem a modalidade devido a grande quantidade de alunos por turma e fazendo apenas uma pequena passagem pelo xadrez e até mesmo deixando de lado, fazendo com que futuramente estes não tenham que aprender ou praticar este jogo, podendo se tornar inferior aos que o praticam desde a infância.
Portanto, sendo o xadrez uma atividade esportiva, a mesma possibilita à criança o auxílio do seu desenvolvimento tanto intelectual como motor e social.
Com isso, pretendo com este projeto, mostrar aos professores e interessados, que o xadrez não seria apenas um jogo comum, mas sim um método de firmamento intelectual e social do desenvolvimento humano infantil, contribuindo assim, no aprendizado global da criança.
Com este projeto o professor juntamente com a escola, tem interesse em incentivar o ensino e a prática do Xadrez na escola, por acreditar que essa atividade extracurricular contribui no desenvolvimento da inteligência, do raciocínio lógico, e das emoções dos seus praticantes, oportunizando assim possibilidades de êxito pessoal,acadêmico e profissional.
O xadrez mostra também que por ser um jogo de estratégia, coloca a criança em difíceis situações e que as estimula a criar imaginar e atuar como um indivíduo capacitado para solucioná-las.









OBJETIVO GERAL

Demonstrar de forma teórica e prática a importância do xadrez no ensino fundamental, podendo proporcionar um melhor aprendizado em relação às outras disciplinas e até mesmo na aplicação da atividade motora e que diante de difíceis situações, poderem tomar suas próprias decisões.


OBJETIVO ESPECÍFICO
Observar durante as aulas de xadrez, a influência do mesmo sobre o desenvolvimento de:
Atenção e a concentração;
A imaginação e antecipação;
A memória;
A paciência e o autocontrole;
A criatividade;
A inteligência;



METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido em horários opostos ao horário de aula e os alunos interessados serão atendidos na escola com turmas limitadas a no máximo 20 alunos para uma melhor compreensão do objetivo proposto.
Os alunos que fizerem parte do teatro escolar deverão apresentar um comportamento exemplar na comunidade e na escola sempre conseguindo bons resultados ao final de cada bimestre. Além disso, deverão participar sempre das reuniões e ensaios, podendo ser penalizado, caso não cumpre com estas normas.





PÚBLICO ALVO
O projeto será desenvolvido com alunos da Escola Municipal São Pedro
com idades entre de 6 a 14 anos de ambos os sexos.


ESPAÇO FÍSICO
Sala de aula disponibilizada pela própria escola equipada com mesas e cadeiras.


CRONOGRAMA
O projeto acontecerá todas as quartas feiras e terá a duração de 40 horas, onde cada aula terá duração de 02 horas semanais.


MATERIAL
Tabuleiros de Xadrez;
- Peças de Xadrez
Livros didáticos e apostilas;
- Relógios de Xadrez

AVALIAÇÃO:

Ao final do projeto, será realizado um torneio de xadrez envolvendo todos os alunos participantes do projeto, onde haverá premiação para os melhores colocados.

PROJETO PINTURA NA ESCOLA






ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
SÃO PEDRO








PROJETO: PINTURA EM TECIDO


ORGANIZADOR: PROFESSORAS:
 Silvia Aparecida da Silva   e Andréia Monteiro da Silva Lucas









PEIXOTO DE AZEVEDO
MARÇO/2011
Objetivos Gerais:

– Incentivar e valorizar a autonomia, senso crítico, cooperativo e criativo do educando;
– Formar nos educandos hábitos e atitudes necessárias para o trabalho como pontualidade, assiduidade.
– Orientar o aluno quanto ao seu papel como cidadão em uma sociedade produtiva, seus direitos e deveres;
– Considerar as experiências de vida e aprendizagens do aluno, o conjunto de suas habilidades;
– Preparar o aluno para a participação ativa no mundo social e cultural;

Objetivos Específicos:

Ampliar o conhecimento do mundo que possuem manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artísticas;
Zelar pelos materiais individuais e coletivos;
Produzir e reproduzir trabalho de arte utilizando a linguagem do desenho e da pintura, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
- Aprender a combinação das cores, riscos de desenhos e variações das técnicas de pintura.

Conteúdo:

Pintura em tecido: Pano de prato


Materiais:
- Placa de madeira preparada com cola permanente.
- Pano de prato com tecido de algodão, tecido tipo popeline branca para fazer a pintura (lavar para retirar a goma).
- Tintas para tecidos de várias cores: amarelo canário, amarelo cádmio, verde gris, aquamarine, azul bebê, azul cobalto, pêssego, vermelho queimado, branco, coral e preto.
- Risco no papel, carbono de grafite.
– Pincel de vários tamanhos;

Procedimentos Metodológicos:
- Estique o tecido na placa de madeira preparada com a cola permanente.
- Transfira o risco com o carbono.
- Inicie a pintura pela cor branca cobrindo o fundo do desenho. Faça uma parte de cada vez. – Por exemplo: aplique a cor branca cobrindo o desenho e depois pinte por cima a cor do desenho que desejar.
- Deslize o pincel nas bordas do desenho fazendo o sombreado.
- Repita o procedimento em cada parte, sempre aplicando a cor mais clara por baixo e a mais escura em seguida. Aguarde secagem.

AVALIAÇÃO

Ao final da oficina será feita uma exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunops cursistas.