sexta-feira, 27 de maio de 2011

INFORMÁTICA NOS ANOS INICIAIS









ESCOLA MUNICIPAL SÃO PEDRO
ITAMAR RODRIGO S. CARVALHO












PEIXOTO DE AZEVEDO MT, ABRIL 2011.
1 - TEMA E PROBLEMA

No desenvolvimento de nosso trabalho na área de multimeios didáticos constatamos que os alunos principalmente de 1º ao 5º ano não têm o mínimo de conhecimento necessário para a utilização da sala de informática.
Essa deficiência não permite que se tenha o aproveitamento esperado tornando inútil o tempo que o aluno utiliza o microcomputador.

2        - JUSTIFICATIVA
Considerando a dificuldade encontrada na utilização dos recursos tecnológicos percebemos a necessidade de ampliar o conhecimento dos alunos dos anos iniciais auxiliando na execução de tarefas básicas como pesquisa, digitação e internet.
Tais atividades têm o objetivo de despertar o interesse em aprender e a curiosidade de descobrir novidades tornando o conhecimento cada vez mais amplo.
3. OBJETIVOS 
ü  Auxiliar na utilização do computador como ferramenta pedagógica.
ü  Identificar quais as principais dificuldades encontradas na utilização da informática na escola.
ü  Orientar a utilização das ferramentas educativas.
ü  Alertar para os grandes benefícios que a utilização adequada do computador pode trazer aos alunos.
4        - METODOLOGIA

·         Digitação e formatação de texto.
·         Utilização do navegador Mozilla Firefox (Pesquisa).
·         Utilização de jogos pedagógicos.











OFICINA DE VIOLÃO DESENVOLVIDA PELA ESCOLA SÃO PEDRO








ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
SÃO PEDRO




PROJETO: VIOLÃO NA ESCOLA

ORGANIZADOR: PROFESSOR FRANCISCO D`ASSIS DOA SANTOS RODRIGUES








PEIXOTO DE AZEVEDO
ABRIL/2011




1. ÁREA
Musica
2. NOME DO PROJETO
Violão na Escola
3. INTRODUÇÃO:
As escolas, em geral, são lugares que reúnem grande número de pessoas interessadas em assuntos diversos, e com predisposição para o aprendizado.
Escolas públicas seguem essa premissa, mas nem sempre podem oferecer a seus alunos orientação para todos os assuntos nos quais eles têm interesse, o que é natural, mas passível de solução através de eventuais oficinas e palestras que podem ser levadas até estas instituições.
O projeto  Arte na Escola desenvolvido na escola São Pedro vem propiciar  esse diálogo com os alunos, onde os mesmos podem mostrar seus talentos escondidos.
4. OBJETIVO:
Levar até a escola São Pedro uma oficina de violão, que possibilite aos alunos um contato bastante pragmático com o instrumento. Além de proporcionar uma experiência, através da educação musical, que enriqueça a percepção dessa arte tal como a percepção de outras áreas de conhecimento como a literatura e a matemática através da música.
A utilização do violão é devida sua popularidade em nossa cultura, fazendo com que, através deste comum instrumento, possam se desenvolver habilidades musicais, tais como as habilidades que tangenciam essa prática.
Entende-se também como um objetivo deste projeto a possibilidade de contato e iniciação ao violão por parte dos alunos que não gozam de muitas possibilidades e oportunidades.
5. JUSTIFICATIVA:
Temos no Brasil uma vertente musical muito forte que caracteriza nossa cultura, nossas tradições e até nossa sociedade.
O estudo da música comprovadamente, através dos estudos de Howard Gardner sobre Múltiplas Inteligências, oferece aos alunos de maneira indireta um desenvolvimento da inteligência “lógico / matemática”, o que pode resultar num maior aproveitamento das disciplinas exatas, no caso dos participantes.
A escolha do violão, como instrumento a ser estudado e como ferramenta para o estudo da música, tem por razão a facilidade em se obtê-lo. É bastante comum encontrar pessoas que possuem um violão em casa.
Além do que, como já citado acima, destaco a importância de ter presente nas escolas, mesmo que eventualmente, orientações voltados para os mais determinados interesses e objetos de estudo.
6. DESENVOLVIMENTO E CRONOGRAMA:
Técnica
·         Padrões de arpejo;
·         Ritmos;
·         Dedilhado com apoio e sem apoio;
·         Técnica de mão esquerda / digitação;
·         Acordes básicos, “caged”;
·         Acordes com pestana.
Teoria  
·         Notas musicais;
·         Introdução ao estudo de intervalos;
·         Acidentes;
·         Sistema de cifras;
·         Tipos de compasso;
Prática
·         Exercícios envolvendo todos os pontos teóricos e práticos;
·         Repertório popular coerente com os acordes e ritmos estudados;
O conteúdo será trabalhado de acordo com o desenvolvimento da turma, de modo que, ao fim do curso, o educador poderá ter um panorama do aproveitamento do mesmo.
7. CARGA HORÁRIA:
Carga horária da atividade = 20 horas / duração do projeto = 20 semanas / freqüência semanal = 01 aula por semana / aulas com 01 horas de duração. 05 alunos atendidos por aula.
8. PÚBLICO ALVO:
Alunos da Escola Municipal São Pedro, a partir de 12 anos de idade
Os Violões serão adquiridos pela escola.
9. FORMA DE SELEÇÃO:
Por ordem de inscrição.
20 vagas. 10 alunos por turno.

10. RECURSOS MATERIAIS:
Será necessária uma sala espaçosa com, pelo menos, 21 cadeiras, uma mesa e uma lousa.
Um aparelho de som CD player.
Um aparelho de TV e DVD (se possível)
O5 violões
11. AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados de acordo com sua evolução a partir dos conteúdos programáticos. Mas não há o caráter de reprovação, por se tratar de uma oficina para iniciantes.
12. SINOPSE DO PROJETO:
Serão ministradas aulas de violão para alunos da escola em questão e serão atendidos 05 alunos em cada aula.
Estes terão a oportunidade através do instrumento citado de iniciarem ou darem continuidade ao estudo da música, tal como desenvolver outras habilidades relacionadas a ela.
O conteúdo será bastante pragmático, enfatizando o aprendizado do repertório proposto

Curso de Produção de Produtos de Limpeza oferecido pela escola São Pedro às mães da comunidade escolar

Foi realizado nos dias 26 e 27 de maio de 2011 o curso de produção de produtos de limpeza, oferecido pela Escola São Pedro. O curso foi ofertado às mães da comunidade escolar e foi idealizado e ministrado pela Diretora da Escola Rosilene e sua mãe Dona Maria.. Na ocasião as mães tiveram a oportunidade de estarem aprendendo a produzir, sabão líquido, amaciante, desinfetante e água sanitária. Com esse curso, além de fazer com que as mães se façam mais presentes no cotidiano escolar, as mesmas  ainda tiveram a oportunidade de aprenderem a produzir os produtos tanto  para uso doméstico, como também para venderem e conseguirem melhorar sua renda familiar. Ao final do curso foi feito uma confraternização e um  café da manhã delicioso foi oferecido para as participantes.